XXIV Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes

12/12/2022

No período de 30/11 a 02/12 o Fórum dos COREDES, que tem a presidente do COREDE SERRA Mônica Mattia como 1ª Secretária do Fórum, realizou o XXIV Encontro Anual de Planejamento e Avaliação dos COREDES, na cidade de Bento Gonçalves, sendo anfitrião o COREDE SERRA. O evento contou com a presença de representantes dos 28 Coredes do Estado, prefeitos das cidades vizinhas e palestrantes convidados. Participaram do ato de abertura o Presidente do Fórum dos COREDES Roberto Visoto, a Presidente do COREDE Serra Mônica Mattia, o Presidente da AMESNE Prefeito de Nova Prata Alcione Grazziotin, o Presidente do CISGA Prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin, o Prefeito da capital do COREDE SERRA Adiló Didomênico, o Prefeito da cidade anfitriã e vice presidente do Corede Serra Prefeito Diogo Siqueira, os vice presidentes do Corede Prefeito César Ulian de Flores da Cunha e o Prefeito de Vila Flores Evandro Brandalise e as Diretoras Maristela Chiapin e Lucivane Guadagnin. Participou, também, o Diretor Adjunto da SPGG, Antônio Cargnin e o representante do Legislativo de Bento Gonçalves. A programação se deu início na manhã do dia 1 com os painéis sobre a história dos Coredes e Governança Regional. O objetivo do painel foi refletir sobre os papéis da governança do desenvolvimento regional, a partir da ação das três instituições tendo como exemplo de ações o relevante projeto que visa transformar resíduos urbanos em produtos com valor agregado; ações relativas às rodovias da serra; a condução de projetos com recursos da Consulta Popular com destaque para o projeto de implantação de dois observatórios:  Observatório das Cidades e Observatório do Turismo; implantação de um novo Roteiro de Enoturismo na região de Guaporé, Veranópolis, Nova Prata e Antônio Prado; a implantação do Circuito Integrado de Turismo da Serra visando instituir um processo de divulgação integrada da Serra Gaúcha, envolvendo a Região da Serra, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra.

O vice-presidente Prefeito de Flores da Cunha César Ulian coordenou o painel sobre cidades inteligentes com a presença virtual do Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, SP, Alberto Alves Marques Filho que apresentou o case de sucesso de cidade inteligente. Em vista do exemplar caso de “cidade inteligente”, a AMESNE e o COREDE Serra organizarão, em breve, uma missão técnica com Prefeitos e convidados visando aprofundar o conhecimento sobre todas as tecnologias que tornam uma cidade "inteligente''. São José dos Campos recebeu certificação concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). Somente 79 cidades no mundo possuem essa certificação. São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis. A certificação tem como principal objetivo não apenas destacar os fatores de aplicação tecnológica, mas também detectar as boas práticas de gestão que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

O Encontro trouxe assuntos sobre a importância dos Coredes, ideias inovadoras em âmbito regional e Consulta Popular. Também contou com a presença de representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão para ouvir as opiniões dos presidentes dos Coredes.

O evento foi encerrado na manhã do dia 2 de dezembro com a carta de Bento Gonçalves onde ficou registrado um breve resumo do evento e foram firmados os objetivos dos Coredes para o próximo ano. 

 

COMPARTILHE:

PROGRAMAÇÃO XXIV ENCONTRO ANUAL DOS COREDES

Clique para Baixar

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento