IMPULSO NA OFERTA TURÍSTICA REGIONAL

16/09/2022

 Uma das áreas do desenvolvimento presentes na Consulta Popular é a área do Turismo. As demandas apresentadas, até 2018, contemplavam ações de divulgação e sinalização. A partir de 2019, os recursos passaram a privilegiar projetos estruturantes, explica a Presidente do COREDE Monica Mattia. “Trata-se de projetos que contribuirão com o aumento da oferta turística, seja pela possibilidade de uso de um sistema inteligente para a tomada de decisão no trade turístico, seja pela possibilidade de integração regional potencializando a força já existente do turismo na Serra Gaúcha, seja por oferecer novos roteiros aos turistas”. Os três projetos em execução, por especialistas da Universidade de Caxias do Sul, devem ser finalizados em dezembro deste ano.

Circuito Integrado do Turismo da Serra Gaúcha

  A proposta do projeto visa a “Elaboração do Plano Estratégico do Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha” contemplando a integração regional de Produtos Turísticos da Região Funcional 3 (Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra), com a indicação de propostas comerciais e de comunicação para os mercados nacional e internacional. Surgiu com o intuito de integrar as microrregiões do Frio, dos Cânions, das Águas Termais, da Uva e do Vinho e do Patrimônio Histórico com o Litoral Gaúcho e a Serra Catarinense buscando sinergias entre as regiões para beneficiar o turismo local ampliando os vínculos econômicos e sociais das três regiões. Tal integração baseia-se em dois eixos: o eixo da conexão rodoviária entre as regiões de turismo; e o eixo da promoção conjunta dos produtos turísticos existentes na Serra do Rio Grande do Sul, junto aos players emissivos nacionais e internacionais. O projeto é coordenado pelo prof. Dr. Pedro Alcântara que conta com apoio de uma equipe de professores e alunos do programa de pós-graduação stricto sensu em turismo.

  O Circuito conecta-se através de rodovias que possibilitam ao turista visitar rotas e roteiros dispostos num anel viário de 550 km, interligando as regiões dos três COREDEs (Campos de Cima da Serra – Hortênsias e Serra) e beneficiando 49 municípios da região e cerca de um milhão de habitantes.

  A integração tem como objetivo promover o turismo e como consequência estimular também a criação de novos empreendimentos e a valorização do comércio local ampliando o fluxo interno e externo de turistas e movimentando a economia das regiões.

Para viabilizar tal projeto torna-se necessário investimento na pavimentação de rodovias, na criação de material publicitário, na sinalização turística e na capacitação dos empreendedores e demais profissionais. Investindo nesses projetos as regiões terão sua economia cada vez mais fortalecida e isso abrirá espaço para revelar um potencial turístico ainda mais abrangente.

Observatório do Turismo da Serra Gaúcha

  O projeto visa implantar o Observatório da Serra Gaúcha nos 49 municípios, da Região Funcional 3 de Planejamento do RGS, por meio da definição do conjunto de indicadores para monitoramento do turismo; do desenvolvimento de plataforma e sistemas acessíveis aos atores regionais; da capacitação de empreendedores, de gestores públicos e de representantes do terceiro setor para uso dos sistemas e consulta aos dados e análises disponibilizados com vistas à ampliação da Gestão Baseada em Conhecimento dos Negócios e Destinos Turísticos desse território. O projeto está sendo coordenado pelo prof. Dr. Michel Bregolin com um grupo de professores.

  O observatório seguirá as orientações e premissas da Rede Internacional de Observatórios de Turismo da Organização Mundial do Turismo (INSTO/UNWTO) com o propósito de potencializar sua futura integração a esta rede. Para isso, dispõe de condição favorável em razão de os focos de observação indicados pela Rede INSTO já possuírem capacidade técnica e científica instalada junto à UCS. Desta forma, o projeto visa suprir condições de apoio necessárias para a disponibilização de conhecimento presente na universidade ao setor e à comunidade, abrangendo a criação de uma plataforma na qual ficarão disponíveis sistemas on line para consultas de indicadores, de análises e de estudos; bem como a capacitação dos atores regionais (empreendedores, gestores públicos e terceiro setor) para uso desses sistemas em prol de uma Gestão do Turismo Baseada em Conhecimento. A plataforma terá ainda uma seção para realização de consultas on-line sobre dados do setor pelo público em geral, a fim de estimular seu envolvimento com a atividade turística de um modo mais consciente e assertivo. O projeto prevê a disponibilização de 4 sistemas para uso gratuito pela comunidade: IDENTIDADE (Perfil da Demanda Turística); GEOTUR SERRA GAÚCHA (Diretório Geoespacial de estudos sobre o Turismo da Serra Gaúcha); TURISMÔMETRO (Registro e Quantificação de Fluxos Turísticos) e DESTINO 360º (Monitoramento das Condições dos Destinos com base nas 11 dimensões propostas pela UNWTO/INSTO).

  O integrante da diretoria executiva do Corede Serra, Oldacir Toldi, enfatiza a importância de integrar as regiões turísticas “Todos temos a ganhar”.

  Toldi também comenta sobre o turismo da região da Serra e a participação da Universidade de Caxias do Sul no processo: "Temos que potencializar o turismo da serra e respeitar as diversidades de cada município, porque trabalhamos muito no coletivo. Temos diversas opções de criar de forma técnica e a UCS busca conhecimento para nos auxiliar no desenvolvimento dos projetos.”

 

Regionalização do Turismo: um novo Roteiro de Enoturismo na Serra

  O projeto se baseia na Elaboração de Planejamento Estratégico destacando o turismo da Região Uva e Vinho, e na valorização da cadeia produtiva do vinho e outros setores emergentes, junto aos municípios da Região de Guaporé, Nova Prata, Veranópolis e Antônio Prado.

  O objetivo do projeto é promover a integração dos municípios, pertencentes à Região Turística Uva e Vinho, com a indicação de novos produtos turísticos a serem ofertados, além de realizar Inventariação Turística da região delimitada na proposta, com ênfase nos recursos e atrativos turísticos vinculados a cadeia vitivinícola e suas possibilidades, sustentação e formação como produto turístico consolidado.

 

  Serão elaborados um diagnóstico e um plano estratégico, visando a criação ou a consolidação e articulação de produtos turísticos integrados, para as ofertas turísticas das áreas que abrangem os seguintes municípios: Guaporé, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis, Antônio Prado, Serafina Corrêa, Ipê, Cotiporã, Protásio Alves e outros que justifiquem como parte de uma nova regionalização. Este novo Roteiro de Enoturismo se associará ao já existente Termas e Longevidade. O Prof. Dr. Pedro Alcântara coordena este projeto, juntamente com a profa. Dra. Gisele Cemin e conta com apoio de outros professores da UCS e a conclusão do projeto está prevista para o próximo mês de dezembro.

 

Projeto Vales da Serra: um Roteiro Turístico em construção

  O projeto Vales da Serra visa construir o planejamento estratégico e de comunicação da Rota Turística Vales da Serra integrada por Caxias do Sul e Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. Visa fortalecer o Turismo na Serra (Região Uva e Vinho), valorizando a cadeia produtiva do turismo dos municípios. A região turística compreende área de forte apelo vitivinícola, entretanto mantém, ainda, baixo valor agregado por sua articulação com a região. A equipe coordenada pelo prof. Pedro Alcântara executará o projeto em 2023, quando ocorrer a liberação dos recursos da Consulta Popular, e fará as seguintes entregas:

  1. Diagnóstico turístico da região pesquisada: contemplando os planos desenvolvidos e em desenvolvimentos com as identificações de equipamentos, serviços, atrativos e infra estruturas envolvidas a partir dos portões de acesso do visitante.

  2. Mapas georreferenciados.

  3. Caderno (conjunto) de recomendações dos atores políticos.

  4. Caderno (conjunto) de diretrizes dos agentes e operadores

  5. Caderno de análise da avaliação com as três expectativas (político-social, mercadológica e territorial) e com diretrizes para a implantação do produto turístico integrado.

  6. Plano de Comunicação com indicação de material promocional de cunho turístico e regional.

  7. Peças publicitárias referentes ao produto regional (virtuais ou impressos) coerentes com o Plano de Comunicação.

  A presidente do COREDE Serra Mônica Mattia considera a expertise dos professores atuantes nos projetos, vinculados ao Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, como um dos fatores primordiais para imprimir ao planejamento do turismo regional novas perspectivas baseadas no conhecimento gerado ao longo de mais de uma década de pesquisas nas áreas de:

  • Turismo, Hospitalidade, Organizações e Sustentabilidade desenvolvendo análise, planejamento e gestão em Turismo e Hospitalidade, considerando: desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, inovação, marketing, cadeias produtivas, redes de cooperação, observação e inteligência territorial de destinos em áreas naturais, rurais e urbanas.

  A área do turismo é de grande importância para a região e o COREDE visa sempre trabalhar a favor do desenvolvimento para uma melhor qualidade de vida aos moradores da região.
        

 

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