Consulta Popular vai até a próxima sexta

28/11/2023

Teve início nesta segunda-feira (27) e seguirá até a sexta (1/12) a Consulta Popular 2023. O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) organiza o processo, que visa a distribuição de verbas, oriundas do Governo do Estado, a projetos definidos pela população, através de votação online.

O valor para cada projeto foi dividido igualitariamente em R$ 432.142,86. Além do montante que será destinado aos quatro projetos mais votados, caso a Serra Gaúcha, entre os 32 municípios que fazem parte do Corede Serra atingir 100 mil votos, o Governo do Estado aportará mais R$ 1 milhão para ser dividido entre eles.

 

Conheça os projetos que fazem parte da cédula:

Assistência Social: PE-246 Socialização dos Idosos - Maior inclusão da população mais idosa em atividades sociais e culturais para mantê-los com boa qualidade de vida.

Turismo: PP-259 Desenvolvimento de turismo - A serra gaúcha tem um grande potencial de turístico para desenvolver.

Inovação, Ciência e Tecnologia: PP-342 Hub de Inovação de Bento Gonçalves - O INOVA Bento é uma iniciativa que visa atender e fomentar diálogos e iniciativas em inovação, pautado em 4 grandes pilares de atendimento: educação, soluções para startups, soluções para empresas, e apoios e incentivos. A criação do INOVA Bento promoverá no município e na região o desenvolvimento tecnológico de todos os setores, permitindo a criação de uma referência de informações necessárias para promover a cultura da inovação. O objetivo do projeto é a estruturação do Centro de Inovação de Bento Gonçalves. Trata-se da primeira estrutura de articulação da Inovação do município, tornando-se uma necessidade latente as empresas da região.

Justiça e Direitos Humanos: PP-552 Justiça Restaurativa Círculos de Construção de Paz. Reconstruindo Caminhos/ Bento Para Todos (Presídio de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Prata) - O município de Bento Gonçalves, vem através deste projeto propor uma nova abordagem e uma nova forma de atuação para as políticas públicas de Direitos Humanos e Justiça, no que se refere às suas intervenções junto às famílias, comunidades e instituições do município do envolvidas em situações reais ou potencialmente destrutivas advindas do risco e vulnerabilidade social. O estigma e o preconceito que encobrem a visão externa lançada sobre um presídio, normalmente aniquilam qualquer esperança ou sonhos que possam ser cultivados por quem se encontra atrás das barras da prisão. Privado de liberdade e longe da família e dos amigos, o detento muitas vezes perde a própria identidade, sendo tratado não pelo nome ou sua história de vida, mas como mais um número de artigo do Código Penal. Utilizando a metodologia dos Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de paz em parceria com os profissionais da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves queremos oferecer novos caminhos oportunidades e esperança para aqueles que se encontram privados da liberdade, além de contribuir para a redução da criminalidade trazendo mais segurança para a população, redução de danos, fortalecer o futuro egresso prisional na direção de sua emancipação para a prática de meios racionais e realistas para conquistar os seus direitos e praticar seus deveres perante a sociedade, diminuir a reincidência dos apenados participantes dos Círculos de Construção de Paz.

Turismo: PP - 603 Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio “para promover o turismo religioso, o desenvolvimento econômico e cultural - Objetivos de utilização dos recursos serão direcionados para: Infraestrutura: Melhorias na infraestrutura do roteiro Caminhos de Caravaggio, incluindo sinalização, acessibilidade e criação de pontos de apoio. Promoção e Marketing: Desenvolvimento de campanhas de marketing e promoção para atrair visitantes, incluindo a criação de material promocional e a participação em eventos turísticos. Capacitação: Treinamento de guias turísticos, artesãos e profissionais locais para oferecer experiências de alta qualidade aos visitantes. Preservação do Patrimônio: Conservação de capelas e locais históricos ao longo do roteiro. Em resumo, a proposta busca apoio para a promoção e desenvolvimento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, sendo evidente o impacto social, econômico e cultural da promoção desta rota, na região de abrangência do COREDE Serra.

Desenvolvimento urbano: PP - 834 Resiliência Urbana: desenvolvimento de planos de contingência para eventos extremos no Corede Serra - Utilizar a norma ISO ABNT 37123 contribuir com as cidades do Corede Serra desenvolvendo: um modelo de auto diagnóstico de gestão de riscos passos para organização de um plano de contingência orientação para construção de um modelo de gestão de alertas A partir dos resultados obtidos no modelo de auto diagnóstico e dos condicionantes físicos, legais, sociais e econômicos será possível identificar ações propositivas de cada município. Se as cidades conseguirem identificar potenciais ameaças que enfrentam, poderão se preparar para evitá-las, agir rapidamente e minimizar os efeitos na população.

 

Mônica Rachele
Jornalista MTB 9791
Assessora de Imprensa do Corede Serra
(54) 98422.9297


COMPARTILHE:

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento