Consulta Popular 2022 - O que foi discutido nas Assembleias Microrregionais

10/10/2022

Nos dias 27, 28 e 29 de Setembro aconteceram as assembleias microrregionais nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata. As Assembleias contaram com a presença da diretoria do Corede Serra e membros das prefeituras dos municípios da região. As Diretoras do COREDE Serra Fernanda Stalliviere e Lucivane Guadagnin conduziram os aspectos técnicos da Assembleia.

A pauta discutida foi o projeto que será escolhido na votação da Consulta Popular, este ano o Corede Serra estará apoiando o projeto Integração Turística Regional através da ligação asfáltica entre União da Serra e Serafina Corrêa. 

União da Serra é hoje o único município do Corede Serra que não possui ligação asfáltica. O prefeito Cezer Gastaldo de União da Serra assim como o prefeito de Serafina Corrêa se fizeram presentes nas assembleias e Cezer expôs a importância do projeto para o seu município, destacando as rotas turísticas e os benefícios que a região tem a ganhar com a execução do projeto. Este projeto irá para a votação da Consulta Popular e nos dias 14 a 23 de novembro será possível votar pelo App da Consulta Popular.

Estava presente também o Presidente da AMESNE, Alcione Grazziotin, que afirma que o alinhamento existente entre o COREDE Serra, a AMESNE e o CISGA amplia as possibilidades na busca de soluções para os problemas regionais. O Presidente do CISGA Oscar Dall Agnol, também, citou outro exemplo de ação regional, liderada pelas instituições, a busca de alternativas tecnológicas para os resíduos urbanos de 32 municípios. A Presidente Mônica Mattia agradeceu pelo reconhecimento e afirmou que este alinhamento deve ser mantido em prol do desenvolvimento regional. Lembrou que, neste momento, está ocorrendo a revisão do PED 2022-2030; que quatro projetos da Consulta Popular estão em execução; e que a opção de todos os municípios apoiarem a Integração Turística Regional através da ligação asfáltica de União da Serra a Serafina Corrêa é um exemplo de solidariedade e de união em torno de projetos que, efetivamente, melhoram a qualidade de vida de toda uma região.


COMPARTILHE:

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento